terça-feira, 14 de dezembro de 2010

2. EXPOSIÇÃO DE O PEQUENO PRÍNCIPE NA OCA

O Ano da França no Brasil foi uma iniciativa do governo dos dois países, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico.
Para isso, foram realizados centenas de eventos no ano de 2009 em todo o país, como exposições, shows, concertos, ciclos de cinema, seminários e festivais, que deram ao público brasileiro a oportunidade de acompanhar manifestações artísticas da França contemporânea e conhecer mais a fundo sua cultura.
Por este motivo, na Oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi realizada uma exposição da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, escritor francês.
O livro foi recontado e reproduzido em cenários nos 10 mil metros quadrados dos quatro pavimentos da Oca. Os visitantes puderam ver além de inúmeras referências ao livro, fotos de família, alguns objetos pessoais do autor, além de estudos, desenhos e esboços que, posteriormente, levariam ao livro e mais de 300 peças por todo local. A exposição reuniu exemplares em 60 línguas diferentes. Prova de que não há fronteiras para essa história que vai muito além do universo infantil.
Logo na entrada, as primeiras surpresas. O ingresso para entrar na exposição era em forma de passagem área (além de poeta e escritor, Saint-Exupéry foi aviador). Logo na entrada há uma pequena Paris - onde estão instaladas lojinhas, docerias e lanchonetes. A partir daí, 15 ambientes contam a história do livro e do autor e reservam momentos de interação.
Na exposição, havia espaço para a criatura e para o criador. O primeiro andar da oca contou a história do autor do livro, Saint-Exupéry. Em espécies de casinhas, estão representadas partes do livro. Em uma delas, vemos os planetas que o Pequeno Príncipe visitou e os personagens que ele conheceu antes de chegar à Terra.
No último andar do prédio, foi possível senti-se dentro da história em uma reprodução do pequeno planeta de onde veio o Pequeno e o subsolo foi transformado em uma espécie de mapa das viagens do autor do livro, inclusive ao Brasil, e a réplica de um avião, utilizado pelo escritor.
A homenagem a Saint-Exupéry ficou exposta de 22 de outubro a 20 de dezembro de 2009 na Oca – Parque do Ibirapuera, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário