terça-feira, 14 de dezembro de 2010

7. PLANETA TERRA

O sétimo planeta foi pois a Terra.

As estrelas são todas iluminadas ... Não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?

Embora fale sempre por enigmas, a serpente é o personagem mais franco de toda a história. Ela respeita o que é puro e verdadeiro. Por isso, pode levar o Príncipe de volta para se asteróide.
Valor é um dos temas mais discutidos no livro. Na frase "o essencial é invisível aos olhos" o autor nos dá uma resposta de onde espera que encontremos o verdadeiro valor das coisas e em que proporção deve ser dado esse valor. Forma e conteúdo acabam sendo relevantes somente quando associadas ao valor correto e na medida certa.
"Mas sou mais poderosa do que o dedo de um rei.”

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas
Ao dizer isso, a rosa em plena ciência que é necessário, algumas vezes, sofrer para atingir ou conseguir o que se quer. Na era tecnológica atual, acostumou-se com a praticidade e rapidez com quem as coisas acontecem e consequentemente, perdeu-se a paciência de esperar por tudo.
Em suas andanças pela terra, o Pequeno Príncipe encontrou um jardim cheio de rosas. Todas maravilhosas. Mas elas não eram a sua rosa, que morava em seu planeta. Essas rosas estavam bem cuidadas; elas não precisavam dele. Sua rosa só tinha a ele para cuidar dela. Essa era a grande diferença.
A florzinha do deserto falou que os homens não têm raízes e são levados pelo vento. O vento leva os que não tem consciência. Aqueles que não reconhecem suas crises, que não têm coragem para encará-las e enfrentá-las.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
A sábia raposa ensina o pequeno príncipe a compartilhar. E explica-lhe que, apesar de existirem milhares de flores parecidas com a dele, aquela rosa que ele deixou em seu planeta e por quem tem tanto afeto é única em seu mundo, e foi o tempo que ele dedicou a ela que a fez tão importante. Com a raposa, aprendemos sobre o valor de cativar e ser cativado e percebemos que isso requer responsabilidade. Seja um amor, um amigo, um talento que possuímos e ou aquilo que conquistamos durante a vida, por qualquer coisa que cativemos nos tornamos responsáveis.
“E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.”
A rosa, trás a mensagem de que somos responsáveis por aquilo que cativamos, sejam atos ou pessoas. Não importa se existem muitas delas, aquela que cativar será sua e única.
“Não é possível ser único, se não for para alguém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário