terça-feira, 14 de dezembro de 2010

9. SERIA O PILOTO DE O PEQUENO PRÍNCIPE O PRÓPRIO EXUPÈRY?

Antoine de Saint-Exupéry, é possível narrador-personagem, visto que teve problemas na escola e era freqüentemente castigado pelo desinteresse nos estudos e punido pela desordem no material escolar. Passou a infância vivendo no castelo da família materna e assim tinha direto acesso à alta burguesia francesa, para quem, possívelmente, apresentou seus desenhos e fora desencorajado aos seis anos.
Além disso, a pesonagem que encontra o Pequeno Príncipe é aviador, assim como fora Antoine. Esta personagem relata o encontro com o princepizinho cerca de seis anos antes de escrever os acontecimentos. Através destes dados, a obra que é publicada em 1944, somente após sua morte, foi concluída antes de chegar à Europa, em 1943 e pode ter começado a ser escrita em 1942 e ao reduzirmos seis anos chegamos ao ano de 1936.
Em 30 de dezembro de 1935, Saint-Exupéry e seu navegador André Prévot caíram no Deserto do Saara, na Líbia, enquanto tentavam quebrar o recorde de travessia entre Paris e Saigon. Mais uma coincidência, ou não, a fábula se passa no deserto do Saara. É no deserto do Saara que após algum problema no motor de seu pequeno avião a personagem cai e é acordada por alguém que não poderia estar ali, em uma região longe de qualquer habitação, e lhe pede: “Desenha-me um carneiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário