terça-feira, 14 de dezembro de 2010

1. ANTOINE DE SAINT EXUPÈRY E O PEQUENO PRÍNCIPE

Levei muito tempo para compreender de onde viera.

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupery nasceu em 29 de junho do ano de 1900, em Lyon, França. Filho de Jean-Marie Saint-Exupéry e Marie Boyer de Fonscolombe, terceiro de cinco irmãos de uma família aristocrática.
Viveu sua infância em uma linda casa de campo. Sua mãe era uma intelectual apaixonada pela arte, sempre pacífica, tranquila e apoiando as escolhas dos filhos. Exupéry passou sua infância no castelo da família materna após a morte do pai, aos 4 anos. Aos 17 sofreu a perda do irmão quatro anos mais novo. Nessa época, fez um auto-retrato em nanquim expressando toda sua angústia pelo desenho quase todo em preto, tapando o rosto.
Foi um aluno problemático no Colégio de Jesuítas Notre Dame de Saint Croix, freqüentemente castigado pelo desinteresse nos estudos e punido pela desordem no material escolar.
Seu casamento não foi feliz. A esposa tinha um gênio difícil, e o seu não era melhor. Por isso, pouco vivia com ela e procurava sempre sair de viagens.
Anos depois tornou-se piloto civil e de guerra, escritor e ilustrador. Suas obras se caracterizavam por assuntos em comum, como a aviação e a guerra, mas também escreveu para revistas e jornais franceses e de outros paises sobre diversos assuntos.
Ele trabalhou como piloto no primeiro correio aéreo do mundo, a Aéropostale, que posteriormente viria a se tornar a Air France. Como aviador, passou pela América do Sul, incluindo o Brasil - chegou até a escrever algumas linhas do livro Voo Noturno no Rio de Janeiro. Sua função era socorrer os pilotos que caíam no deserto. Parece que, salvando outros pilotos da morte, ele queria se salvar. Esse era o tipo de vida que o atraía, longe dos adultos.
Em 30 de dezembro de 1935, Saint-Exupéry e seu navegador André Prévot caíram no Deserto do Saara, na Líbia, enquanto tentavam quebrar o recorde de travessia entre Paris e Saigon. Segundo diversos autores, Saint-Exupéry escreveu O Pequeno Príncipe inspirado nesta experiência.
Em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial, lutou pela França como Capitão da Força Aérea. Com o colapso do seu país, foi desmobilizado, indo morar nos Estados Unidos.
O romance de maior sucesso do autor foi escrito um ano antes de sua morte, em 1943, denominada ‘Le Petit Prince’, em francês, conhecida como ‘O Pequeno Príncipe’, no Brasil e “O Principezito” em Portugal. A obra foi escrita durante o exílio nos Estados Unidos, enquanto fazia visitas ao Recife. Foi esta, talvez, a época mais amarga de sua vida.
Ele viveu infeliz com a esposa, triste durante sua estada em Nova Yorque, frustrado por não conseguir que os franceses se unissem na luta contra os nazistas e também pela indiferença americana à guerra. Só nos céus ele parecia de realizar, voando.
Saint-Exupèry não era um escrito prolixo. Em 1931, publicou Voo noturno e, em 1939, Terra dos homens. Entre eles, somente alguns artigos. Logo depois, vem Piloto de guerra, seguido de O pequeno príncipe, suja primeira edição foi lançada em 1943 nos Estados Unidos. Ele já obtivera êxito com seus livros anteriores, mas com sua obra-prima, o sucesso foi estrondoso.
Assim que os americamos entraram na guerra, Exupèry voltou para a Europa. Tentou entrar na Força Aérea, mas foi recusado devido sua idade. Fez uso de sua influência para ser aceito a voar novamente. Morreu em missão de guerra em 1944, antes mesmo que O pequeno prícnipe fosse publicado em francês. No fim deste mesmo ano, recebeu as maiores honras do exército. Seu corpo jamais foi encontrado. Seu desaparecimento se tornou um mistério até que em 1998 foi achada uma pulseira sua na rede de um pescador no mar de Marselha.
O Pequeno Príncipe é atualmente o terceiro livro mais traduzido do mundo, perdendo somente para o Alcorão e a Bíblia. Possui mais de 80 diferentes capas e idiomas em suas edições. Tornou-se um grande sucesso e tem sido traduzido para mais de 60 idiomas e vendido mais de 80 milhões de cópias, tornando um recordista de vendas de todos os tempos. O livro é ilustrado por caricaturas do próprio autor e o desenho que representa a personagem principal pode ser reconhecido no mundo inteiro.
O Pequeno Príncipe é de caráter aparentemente simples, porém o livro possui grande profundidade em sua filosofia de pensamento. A obra é construída por personagens simbólicos que abordam em suas apresentações uma profunda análise aos nossos valores. Os ensinamentos que são tratados ao longo da história são inúmeros, visto que todas as vezes que a história é lida acompanha uma visão diferente, a qual nos convida a viver de uma forma nova e melhor.
Este encantador conto é capaz de transformar o pensamento e atitudes do leitor, resgatar lembranças e transmitir a cada um uma experiência particular. Em poucas palavras: um livro infantil escrito para adultos. Adultos que estiveram presentes durante a Segunda Guerra Mundial e adultos que vivem a partir do modo de vida adotado desde então.

Um comentário: