terça-feira, 14 de dezembro de 2010

4. MAIS IMPORTANTE QUE O TRAÇO, É A HISTÓRIA QUE ELE CONTA.

O autor de “O Pequeno Príncipe” sofreu uma mutilação adulta logo aos seis anos de idade, quando apresentou uma gravura que fez de uma imagem que o impressionou. Seu desenho, de um elefante que havia sido engolido por uma jibóia foi confundido com um chapéu. Ao ser repreendido, quando criança esconde sua criatividade com medo de afastar-se do normal. O medo da rejeição e de perder o amor dos familiares se fosse diferente, fez com que essa criança abandonasse sua inteligência natural, como passaporte para manter-se nos critérios da sociedade atual.

As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando.

A obra afirma que a criança refletiu muito antes de desenhar o primeiro, anunciando o intelecto por trás do desenho que, obviamente, fazia completo sentido para o desenhista.
Sem obter interpretação coerente ao seu desenho, é incentivada a seguir o exemplo dos adultos: estudar e saber conversar sobre coisas supostamente importantes. Sente medo de que, se quando crescer deixará de ver o mundo como ele é. Não quer fica cego como os adultos que não veem as jibóias.
Para uma criança ilustrar sua nova casa para outra criança, é só desenhar um círculo, ou um quadrado, para alguns um quadrado com um triângulo em cima e isto basta, mesmo que este seja um apartamento, ambas conseguem ver, a seu modo, todas as características e detalhes daquele novo lar. Para um adulto ilustrar sua nova casa para outro adulto é necessário que saiba o tamanho do terreno, a planta, o preço da construção, o número de quartos e banheiros para que seja possível visualizar esta casa, mas que talvez nunca seja vista como um lar, apenas como mais uma conquista a exibir.
O Pequeno Príncipe tinha a capacidade de criar e de imaginar através dos desenhos, por este motivo visualizou o elefante dentro da jibóia e o carneiro dentro da caixa. Pessoas grandes perderam estas capacidades. Mais importante do que o grafismo é o que ela conta sobre o desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário